EUA fazem alerta de terrorismo doméstico relacionado a radicais políticos até abril

O Departamento de Homeland Security dos Estados Unidos emitiu hoje um alerta de risco de terrorismo doméstico associado ao radicalismo político construído por meio de narrativas que se recusam a aceitar que seja real o início do governo Biden.


Já vi muita gente tirando sarro dos áudios de whatsapp que circulam por aqui com essa teoria, a de que a posse de Biden não teria sido real, mas uma encenação. Ele estaria preso e todos integrantes do governo estariam negociando delações premiadas por fraudar as eleições. Seria tudo um plano de Donald Trump para voltar ao poder.


Parece loucura? Sim. Pouco importa o conteúdo, mas o contexto. Pessoas que estabelecem relações dentro desses grupos são necessariamente expostas a um processo constante de radicalização via manipulação emocional. Podem ser equilibradas e inteligentes, mas são manipuladas psicologicamente de forma insistente por grupos com os quais formam laços emocionais. Há risco de que cometam atos semelhantes ao da invasão do Capitólio, como atentar contra multidões, fontes de energia, telecomunicações e hospitais. Uma parte tem como alvo imigrantes.


Leia o comunicado completo aqui:


https://www.dhs.gov/ntas/advisory/national-terrorism-advisory-system-bulletin-january-27-2021

686 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo